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Sondagem: PSD encurta distância face ao PS

O PSD conseguiu encurtar a distância que o separa do PS em dezembro, revelam os resultados da mais recente sondagem da Intercampus feita para o Negócios e CM/CMTV.

João Miguel Rodrigues
23 de Dezembro de 2019 às 08:00
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De acordo com esta projeção, o PS reúne 33,9% das intenções de voto, contra 25,7% do PSD. A subida do PSD e a descida do PS são ligeiras mas somadas ganham significado político. Os socialistas perderam um ponto percentual ao passo que os sociais-democratas subiram 0,8 pontos, o que, no conjunto dá uma redução de 1,8 ficando a uma distância de 8,2 pontos. E se recuarmos a outubro, a diferença encurtou-se ainda mais, passando de 10,8 para 8,2 pontos.

No mesmo sentido, a imagem de Rui Rio melhora ao passo que a de António Costa se degradou. Rio recebe uma classificação de 3, que contrasta com os 2,7 do mês anterior, enquanto Costa passa de 3,2 para 3,1, ficando com a distância mínima face ao líder da oposição.
O trabalho de campo desta sondagem foi realizado entre 12 e 17 de dezembro, apanhando de raspão a entrega do Orçamento do Estado no Parlamento, que sucedeu a 16 de dezembro.

O Bloco de Esquerda mantém-se destacado na terceira posição, com intenções de voto estáveis, de 10,7%. Segue-se a CDU, que cai de forma significativa face ao mês anterior para 6,3%, ficando em linha com o mês de outubro.

Em quinto lugar mantém-se o PAN, que nas últimas eleições elegeu quatro deputados, conseguindo 6,1% das intenções de voto, o valor mais alto desde, pelo menos, os últimos três meses.

Também o Chega consegue um bom desempenho em dezembro, vendo as suas intenções de voto passarem de 4,8% para 5,7%.
Ainda à direita, o CDS recupera ligeiramente para 3,9%, enquanto a Iniciativa Liberal desliza para 2,4%, revela a sondagem da Intercampus.

O Livre, que passou por momentos conturbados nas últimas semanas na sequência de várias polémicas envolvendo a sua única deputada, regista uma queda significativa, passando de 2,7% para 1,1%. 




























FICHA TÉCNICA

Objetivo: Sondagem realizada pela INTERCAMPUS para a CMTV/CM e Jornal de Negócios, com o objetivo de conhecer a opinião dos portugueses sobre diversos temas da política nacional, incluindo a intenção de voto em eleições legislativas. Universo: População portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal Continental. Amostra: A amostra é constituída por 606 entrevistas, com a seguinte distribuição proporcional por Sexo (290 homens e 316 mulheres), por idade (132 entre os 18 e os 34 anos; 219 entre os 35 e os 54 anos; e 255 com mais de 55 anos) e região (230 no Norte, 142 no Centro, 163 em Lisboa, 45 no Alentejo e 26 no Algarve). Seleção da amostra: A seleção do lar fez-se através da geração aleatória de números de telefone fixo / móvel. No lar a seleção do respondente foi realizada através do método de quotas de género e idade (3 grupos). Foi elaborada uma matriz de quotas por Região (NUTSII), Género e Idade, com base nos dados do Recenseamento Eleitoral da População Portuguesa (31/12/2016) da Direção Geral da Administração Interna (DGAI). Recolha da Informação: A informação foi recolhida através de entrevista telefónica, em total privacidade, através do sistema CATI. O questionário foi elaborado pela INTERCAMPUS e posteriormente aprovado pelo cliente. A INTERCAMPUS conta com uma equipa de profissionais experimentados que conhecem e respeitam as normas de qualidade da empresa. Estiveram envolvidos 19 entrevistadores, devidamente treinados para o efeito, sob a supervisão dos técnicos responsáveis pelo estudo. Os trabalhos de campo decorreram entre 12 e 17 de Dezembro. Margem de Erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 4%. Taxa de Resposta: A taxa de resposta obtida neste estudo foi de: 64,7%.

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