Notícia
Albuquerque perto da maioria absoluta nas eleições da Madeira
O PSD-Madeira poderá obter entre 41% a 46% dos votos e chegar aos 24 deputados necessários para a maioria absoluta, revela sondagem da RTP à boca das urnas. Juntos pelo Povo pode ficar à frente do PS.
O PSD Madeira deverá vencer as eleições legislativas deste domingo na região autónoma, de acordo com uma sondagem à boca das urnas da Universidade Católica para a RTP.
O partido liderado por Miguel Albuquerque deverá obter entre 41% e 46% dos votos, podendo atingir a maioria absoluta se chegar ao patamar máximo do intervalo e obtiver os 24 mandatos necessários para o efeito no parlamento madeirense, que tem 47 assentos.
O dirigente do PSD/Madeira Jorge Carvalho considerou como "extremamente positiva" a projeção de resultados das eleições regionais, assinalando a provável melhoria face às legislativas anteriores, que também tinham sido antecipadas.
O PS poderá ficar atrás do Juntos Pelo Povo, diz a sondagem. Os socialistas deverão obter apenas 14% a 18% dos votos, contra os 18% a 22% do partido madeirense. Em termos de mandatos, o partido liderado por Élvio Sousa deverá obter entre nove a 12 assentos. Já o PS poderá eleger entre sete e 10 deputados.
Em reação, o socialista madeirense Victor Freitas considera que a projeção de resultados ainda "não garante uma maioria nem à direita, nem à esquerda".
O Chega deverá obter entre 4% e 7% (dois a quatro deputados) e o CDS-PP entre 1% e 4% (até dois mandatos), diz a sondagem.
Entre os restantes partidos, a Iniciativa Liberal poderá também alcançar os dois deputados, enquanto o PAN, Bloco e CDU poderão eleger um deputado. No caso destes dois últimos, a eleição representaria o regresso ao parlamento.
As mesas de voto fecharam às 19:00, com uma abstenção projetada entre 41% e 47%, de acordo com a sondagem.
Em atualização