Notícia
Sondagem da Católica dá vitória ao PS com 10 pontos de distância do PSD
O BE aparece como a terceira força política mais votada com 9%, seguida da CDU e do CDS com 8% cada um. Tanto o PAN como a Aliança podem entrar pela primeira vez no Parlamento Europeu.
A sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa para a RTP/Público dá a vitória ao Partido Socialista nas eleições europeias de 2019 com 33% das intenções de voto. A dez pontos de distância, com 23%, aparece o PSD, naquele que seria o seu pior resultado de sempre, segundo a informação divulgada esta segunda-feira, 20 de maio.
O estudo de opinião da Católica realizado na semana passada mostra o PS destacado na liderança com a eleição de 8 ou 9 eurodeputados. Seguem-se os social-democratas com 5 ou 6 mandatos. Na prática, tal significa que os socialistas podem ganhar mais um mandato face ao que têm atualmente e o PSD poderá perder um.
Com 3% das intenções de voto, tanto o PAN como a Aliança têm a possibilidade de eleger um eurodeputado cada e, pela primeira vez, entrar no Parlamento Europeu. Ao todo, Portugal elege 21 eurodeputados.
De acordo com a Católica, a fatia de intenções de voto que o PS e a CDU captam aumenta com a idade. Já o eleitorado jovem é captado mais pelos partidos com pouca expressão que, por outro lado, não penetram nos mais velhos.
A sondagem foi realizada entre os dias 16 e 19 de maio a 1882 inquiridos, com uma margem de erro máximo de 2,3%, com um nível de confiança de 95%, segundo a RTP. As estimativas têm como base apenas as respostas dos inquiridos que afirmaram que iam votar "de certeza".
Todas as sondagens divulgadas até ao momento apontam para a vitória do Partido Socialista, ainda que com distâncias diferentes perante o segundo classificado, o PSD.
A sondagem do ICS e do ISCTE para o Expresso e para a SIC divulgada este fim de semana apontava para 36% para o PS, 28% para o PSD, 9% para o BE e 8% tanto para a CDU como para o CDS.
No início deste mês, o estudo de opinião da Eurosondagem para o Sol e o Porto Canal mostrava o PS com 34% das intenções de voto, o PSD com 27,1%, a CDU com 8,1% e o BE e o CDS com 7,1%.