Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Seguro expressa muita preocupação com resultados das eleições em Itália

O secretário-geral do PS, António José Seguro, manifestou hoje "muita preocupação" face aos resultados das eleições em Itália, afirmando esperar que seja possível a formação de um governo com "estabilidade".

26 de Fevereiro de 2013 às 12:12
  • 1
  • ...

"Vejo com muita preocupação os resultados em Itália, ainda não tenho os números definitivos, mas espero que haja condições para que exista um governo com estabilidade política em Itália", declarou.

 

António José Seguro falava em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita ao Salão Internacional do Sector Agroalimentar e Bebidas, que decorre no Pavilhão Atlântico, Lisboa.

Seguro considerou "muito importante" que possa haver "na União Europeia uma voz à esquerda" e disse ter ficado contente com os resultados obtidos por Pier Luigi Bersani, que lidera da coligação de esquerda.

 

"É necessário que haja estabilidade para que de facto haja mais um governo na União Europeia a lutar pelo caminho do crescimento económico e do emprego para sair desta crise", afirmou Seguro.

 

As legislativas realizadas no domingo e na segunda-feira em Itália não "produziram" ainda um vencedor claro, tendo a esquerda ganhado na Câmara dos Deputados, mas não no Senado.

 

A coligação de centro-direita de Berlusconi, formada pelo partido Povo da Liberdade, a Liga Norte e outras formações de direita, obteve 30,72% dos votos para o senado, o que representa 117 senadores, enquanto o centro-esquerda reuniu 31,6%, o que equivale a 120 senadores.

O Movimento Cinco Estrelas do actor e comediante Beppe Grilo conseguiu 23,72% dos votos, convertendo-se na terceira força mais votada do país.

 

Já o antigo presidente do Governo e tecnocrata Mario Monti e a sua coligação centrista composta pelo Futuro e Liberdade (FLI) e União dos Democratas-Cristãos e Democratas de Centro (UDC) obteve apenas 9,13% dos votos.

 

O resultado do Senado é considerado chave no peculiar sistema eleitoral italiano, que atribui o prémio da maioria à coligação vencedora região a região, com territórios como o da Lombardia (norte), onde o centro-direita vai buscar votos, a responder por quase cinquenta senadores.

Ver comentários
Saber mais Seguro eleições em Itália
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio