Notícia
Rui Rio vence diretas no PSD: "Hoje é uma alegria, amanhã é uma responsabilidade"
Rui Rio venceu este sábado as eleições diretas para a liderança do PSD. Agradeceu aos militantes de base e avisou que agora o objetivo é ganhar as legislativas de 30 de janeiro.
"Encaro esta vitória acima de tudo com sentido de responsabilidade. Hoje é uma alegria, amanhã é uma responsabilidade, porque não quero desiludir ninguém", declarou esta noite Rui Rio, no seu discurso de vitória, quando faltavam contar apenas cerca de 2.500 votos e Rio contabilizava 52,48% dos já apurados.
Rio começou por "agradecer a todos os militantes que participaram ativamente" e "este grau de participação engrandece o PSD". Esta eleição "é a vitória dos militantes de base do PSD", sublinhou, deixando um recado aos dirigentes locais que muitas vezes se movem por "interesses pessoais": "têm de se ligar mais aos militantes, porque é notório que disseram ‘não’, o caminho é outro".
O segundo agradecimento foi para a estrutura de campanha, liderada por Salvador Malheiro e José Silvano. "Foi muita gente, a maior parte dessas pessoas eu nem as conheço, mas trabalharam para que eu pudesse ganhar", afirmou.
Rio deisou ainda "um cumprimento especial a Paulo Rangel que me telefonou e a quem quero reconhecer a dignidade" com que reconheceu derrota.
Agora, "ponto final, parágrafo, vamos mudar de capitulo, porque no dia 30 de janeiro temos um grande desafio pela frente que é ganhar as legislativas", declarou Rui Rio, rematando que "esta vitória de hoje só faz sentido se for mesmo para construir um Portugal melhor".
Cerca de uma hora antes, Paulo Rangel admitira já a derrota, sublinhando que as diretas foram "uma prova de vida muito importante para o partido, que vai ter consequências positivas para o partido nas legislativas". Recusando fazer já uma análise aos resultados, Rangel sublinhou que "agora é preciso concentrar toda a nossa energia" nas legislativas, um processo "que amanhã começa já para o PSD em velocidade cruzeiro".
"Com todo o gosto apoiarei o PSD" e "continuarei como eurodeputado a trabalhar em estreita ligação com a liderança do partido", acrescentou, deixando um apelo à união. "Da minha parte e dos que me apoiaram, haverá uma colaboração leal e efetiva", assegurou.
O candidato derrotado disse que tinha já falado com Rui Rio: "Tive oportunidade de conversar com ele durante algum tempo e de lhe transmitir pessoalmente parabéns e facilitações", afirmou.
Com este resultado, Rui Rio, que lidera o PSD desde janeiro de 2018, manter-se-á como o 18.º presidente do partido.
(notícia atualizada às 23:00 com mais informação)