Notícia
Rio Ave indignado com comparação “chocante” de Luís Montenegro
O presidente do grupo parlamentar do PSD comparou António Costa àqueles “jogadores do meio da tabela” que jogam “muito bem” no “Rio Ave ou no Nacional” mas “não se conseguem impor nos grandes”. O Rio Ave ficou indignado com esta comparação.
Luís Montenegro aproveitou a sua intervenção num jantar-conferência na Universidade de Verão do PSD, na passada sexta-feira (28 de Agosto), para comparar António Costa aos clubes do meio da tabela da Liga portuguesa de futebol. "Faz lembrar aqueles jogadores do meio da tabela, que no Rio Ave ou no Nacional jogam muito bem, mas quando chegam aos grandes não se conseguem impor", afirmou Montenegro, citado pelo DN. Mas o Rio Ave não achou piada nenhuma.
Num comunicado divulgado esta terça-feira, 1 de Setembro, e assinado pelo histórico autarca socialista Mário de Almeida, que é presidente da Assembleia Geral do clube, o conjunto de Vila do Conde diz que "foi lamentável e chocante que, na presente campanha eleitoral para as legislativas de Outubro, alguém (o presidente do grupo parlamentar do PSD) tivesse ofendido o Rio Ave FC e seus briosos atletas".
É que o Rio Ave "tem uma longa história no futebol português" e formou atletas que "suscitaram o interesse de importantes clubes onde conquistaram títulos nacionais, europeus e mundiais, sendo disso exemplos Paulinho Santos, Quim Vitorino e Fábio Coentrão". Coentrão (na foto) começou a carreira no Rio Ave e também passou pelo Nacional da Madeira.
"As excepcionais carreiras desportivas destes e de muitos outros atletas do Rio Ave FC, que ao contrário do que levianamente foi dito, não só se afirmaram no nosso clube, mas também em outros clubes portugueses e estrangeiros, merecem respeito, consideração e apreço", exige Mário Almeida. "Atitudes como a referida magoam os atletas, o clube e o próprio futebol português", lamenta.
"Costa não tem jeito para a Champions"
Luís Montenegro também aproveitou a Universidade de Verão para comparar Costa com as competições europeias. "Costa é muito bom para a Liga Europa, mas não tem jeito para jogar na Champions", rematou, ainda citado pelo DN.
Fábio Coentrão e Quim Vitorino conquistaram a Liga dos Campeões, principal prova de clubes na Europa, ao serviço do Real Madrid (2014) e do FC Porto (em 1987), respectivamente. Paulinho Santos tem no currículo uma Taça UEFA (actual Liga Europa), ganha em 2003. São todos naturais de Vila do Conde.
Mário Almeida foi presidente da câmara de Vila do Conde durante 32 anos (entre 1981 e 2013), sempre pelo PS, e é o actual presidente da Assembleia Municipal local.