Notícia
PSD e CDS repetem acordo para as autárquicas
Tal como em 2013, PSD e CDS vão firmar um acordo geral que balize as coligações entre os dois partidos pelo país fora. A diferença é que desta vez estão na oposição.
O PSD e o CDS assinam esta terça-feira um acordo quadro as coligações eleitorais no âmbito das eleições autárquicas do próximo ano, anunciaram os dois partidos em comunicado. A iniciativa não é inédita: também em 2013, os dois partidos, então coligados no Governo liderado por Pedro Passos Coelho acertaram agulhas a nível central para as coligações eleitorais nos vários municípios.
Na cerimónia, que se realizará em Lisboa, estarão presentes, em representação do PSD, o Secretário-Geral, José Matos Rosa, e o Coordenador Autárquico Nacional, Carlos Carreiras. Pelo CDS-PP, estarão presentes o Secretário-Geral, Pedro Morais Soares, e o Coordenador Autárquico Nacional, Domingos Doutel.
Este é apenas um acordo geral, que, adianta o jornal Público, não fará qualquer referência aos casos concretos de Lisboa e do Porto. Em ambos os distritos o PSD, ainda não apresentou o seu candidato, o que tem, aliás, suscitado algumas críticas internas e externas. Já o CDS, avançou com a própria líder como candidata à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, enquanto no Porto os centristas já manifestaram o seu apoio ao actual presidente de câmara, Rui Moreira.