Notícia
Manuel Valls apresenta demissão após ruptura com o ministro da Economia. Novo Governo será conhecido esta terça-feira
Manuel Valls apresentou esta segunda-feira a demissão do Governo ao Presidente François Hollande, depois de ter entrado em ruptura com o ministro da Economia. Hollande vai nomear um novo Governo na terça-feira.
Manuel Valls (na foto) entregou o pedido de demissão do Governo esta segunda-feira, 25 de Agosto, durante um encontro com François Hollande, revelou a presidência francesa num comunicado emitido e citado pela Bloomberg.
A demissão surge depois de Valls ter entrado em ruptura com o ministro da Economia. Arnaud Montebourg defendeu que França precisava de encontrar medidas alternativas para combater a recessão e questionou a "obsessão" da Alemanha com o rigor orçamental. As palavras de Montebourg foram mal recebidas por Valls. Segundo o Le Figaro, o ministro da Economia "ultrapassou a linha amarela", de acordo com uma fonte do gabinete de Valls que não quis ser identificada.
"Um ministro da Economia não pode expressar-se desta forma sobre as políticas económicas do Governo e sobre um parceiro europeu como a Alemanha", terá dito fonte do gabinete de Valls.
Esta manhã o primeiro-ministro encontrou-se com Hollande e entregou a sua demissão, depois do desacordo entre os dois responsáveis do Executivo.
O gabinete de Hollande emitiu entretanto uma nota onde revela que o novo Governo será nomeado já na terça-feira, 26 de Agosto, delegando em Valls a constituições de uma nova equipa com base no que foi decidido para o país, adianta a Reuters. "O chefe de Estado foi convidado a formar uma equipa em sintonia com as orientações a que se propôs para o nosso país", revela a imprensa francesa, que cita fonte do gabinete de Hollande.