Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Poiares Maduro: Ministra das Finanças dará "todos os esclarecimentos" sobre swap

O ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, disse hoje que a Ministra das Finanças prestará "todos os esclarecimentos necessários e suficientes" sobre a questão dos ´swap' contratados por empresas públicas.

Bruno Simão/Negócios
25 de Julho de 2013 às 18:59
  • ...

"Estou seguro disso. O que não posso deixar de notar é que a forma como esta questão tem sido tratada lembra-me um pouco alguém que coloca fogo a uma casa e depois queixa-se que os bombeiros não chegaram suficientemente depressa", disse Poiares Maduro aos jornalistas, em Cantanhede, à margem da inauguração da Expofacic.

 

"A questão fundamental aqui é saber como foi possível, durante sete anos, em Portugal, serem celebrados contratos ´swap', quem foi responsável por isso, quem é que tinha tutela quando foram celebrados", argumentou.

 

"Durante a vigência deste Governo nenhum contrato ´swap' foi celebrado, acho que isso é que é importante recordar", frisou o ministro.

 

Hoje foi revelado que o ex-director-geral do Tesouro e Finanças Pedro Felício enviou à agora ministra das Finanças ainda no verão de 2011 informação detalhada sobre 145 'swap' contratados por nove empresas públicas, com valores de perdas potenciais e testes de sensibilidade.

 

Para Poiares Maduro não se pode "matar o mensageiro", por que isso indica que se está a criar em Portugal uma cultura "em que se responsabiliza aqueles que conseguem resolver o problema, o identificam, tratam dele, sendo neste caso um problema extremamente complexo", sustentou.

 

Reafirmou que a ministra das Finanças "como ficará claro muito em breve irá prestar todos os esclarecimentos a esse respeito, não tem qualquer problema nessa matéria".

 

Questionado pelos jornalistas, insistiu que a responsabilidade sobre os contratos ´swap' "não é de quem descobre o problema" mas de quem o criou.

Ver comentários
Saber mais Poiares Maduro Ministra das Finanças swap
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio