Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PCP vai pedir reuniões com PS, Bloco e PEV sobre alternativa de esquerda

Sem referir mais nomes, Jerónimo de Sousa afirmou que o PCP vai encetar "um conjunto muito vasto de contactos" com "democratas e patriotas", procurando "encontrar soluções duradouras" para Portugal,

Miguel Baltazar
17 de Dezembro de 2016 às 19:24
  • 1
  • ...

O PCP decidiu este sábado, 17 de Dezembro, pedir reuniões ao PS, ao Bloco de Esquerda e ao Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV), empenhado "na convergência de forças, sectores e personalidades disponíveis para a construção da alternativa patriótica e de esquerda".

Esta decisão tomada pelo Comité Central do PCP, foi anunciada em conferência de imprensa, pelo secretário-geral deste partido, Jerónimo de Sousa, de forma inicialmente genérica: "Decidiu-se promover a realização de um conjunto de contactos com instituições e entidades diversas, junto das quais vai solicitar, desde já, audiências e encontros".

Na declaração que leu aos jornalistas, na sede nacional deste partido, em Lisboa, Jerónimo de Sousa disse que esta iniciativa foi tomada "reafirmando o empenhamento do PCP na convergência de forças, sectores e personalidades disponíveis para a construção da alternativa patriótica e de esquerda, e com o objectivo de transmitir aspectos essenciais das conclusões do XX Congresso".

Questionado sobre que entidades são essas, o secretário-geral do PCP respondeu que "são diversas, no plano institucional, no plano partidário, no plano das estruturas sindicais". No que respeita aos partidos, adiantou: "Estamos a falar naturalmente do PS, estamos a falar do Bloco de Esquerda, estamos a falar do PEV, particularmente destas, para além de outras instituições da República".

Sem referir mais nomes, Jerónimo de Sousa afirmou que o PCP vai encetar "um conjunto muito vasto de contactos" com "democratas e patriotas", procurando "encontrar soluções duradouras" para Portugal, com "uma política alternativa" que seja "patriótica e de esquerda".

Na sua declaração inicial, Jerónimo de Sousa declarou que o Comité Central considerou que o XX Congresso do PCP, realizado em Almada no início deste mês, "constituiu um grande êxito, um extraordinário momento de afirmação do partido", e na sequência desse congresso tomou hoje "decisões sobre organização do trabalho de direcção".

Ver comentários
Saber mais PCP PS Partido Ecologista Bloco de Esquerda Os Verdes Jerónimo de Sousa Portugal partidos e movimentos Bloco de Esquerda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio