Notícia
Paulo Portas convida empresas mexicanas em investir em Portugal
O vice-primeiro ministro, Paulo Portas, aproveitou a visita oficial do Presidente do México a Portugal para convidar as empresas daquele país a investirem no mercado nacional.
"Queríamos ter mais empresas mexicanas em Portugal e para isso os Governos têm que facilitar", disse Paulo Portas, no arranque do encontro empresarial Portugal-México que se realiza em Lisboa está sexta-feira.
O governante recordou que existe um esforço, em Portugal, para diminuir a burocracia e o trabalho que está a ser feito na redução do imposto às empresas, "um incentivo ao investimento".
Paulo Portas sublinhou que o presidente do México chega "no momento ideal", não esquecendo que o país teve "as suas dificuldades. Sofremos com muita dignidade, mas superámos".
O governante recordou que Portugal deixou um período de recessão para retomar o crescimento.
"Há um ano, quando se criava uma empresa desapareciam duas, agora é o inverso quando desaparece uma, são criadas duas", acrescentou.
Para o vice-primeiro ministro este é o " momento de aproveitar Portugal como uma oportunidade".
No seu discurso, metade em português, metade em espanhol, o número dois do Governo português recordou os números das exportações para o México, que no primeiro trimestre cresceram 22,2% e nas potencialidades do turismo e do sector agro-alimentar.
Quanto ao mercado mexicano, Portas disse que " oferece previsibilidade, mas antes de mais tem que se fazer parcerias, estar disponível não só para vender e comprar, mas para transferir tecnologia".
"Queremos mais Portugal no México e mais México em Portugal", concluiu. Paulo Portas irá àquele país da América do Sul em Outubro próximo.