Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Obama lança farpas a Trump: "Orange is not the new black"

O presidente dos Estados Unidos esteve no Tonight Show da NBC, apresentado por Jimmy Fallon. Mostrou o seu apoio a Hillary Clinton e atacou Donald Trump. Com muito humor.

11 de Junho de 2016 às 13:19
  • 1
  • ...

Barack Obama esteve na quarta-feira no Tonight Show da NBC, apresentado por Jimmy Fallon, um programa que foi para o ar no dia seguinte, 9 de Junho, e que teve uma larga audiência.

 

Na rubrica ‘slow jam the news’, Obama vai falando, ao som da música e entrecortado pelas observações de Fallon, sobre o seu mandato de oito anos, o seu legado e expectativas em relação às eleições presidenciais de Novembro deste ano.

 

Em 2012, Obama tinha já marcado presença num anterior programa de Fallon [The Late Night], tendo nessa altura falado sobre o facto de o Congresso ter de travar a subida das taxas de juro cobradas pelos empréstimos aos universitários.

 


Desta vez, falou sobre os oito anos – prestes a terminar – dos seus dois mandatos presidenciais e aproveitou para elogiar a candidata democrata Hillary Clinton e "lançar umas farpas" ao candidato republicano Donald Trump.

 

"Não vai haver terceiro mandato", cantarolou Obama. "Não posso ficar para sempre. Além disso, o ‘papá’ tem férias marcadas para o Hawai dentro de 223 dias, mas quem é que está a contar os dias?" (gargalhadas da plateia). E prossegue: "Posto isto, o povo americano tem uma importante decisão a tomar no próximo Outono. O mundo inteiro está a observar e procuram em nós a estabilidade e liderança. Sei que alguns candidatos presidenciais criticaram a minha política externa. Não quero citar nomes"… nesta altura ouve-se Black Tought (nome artístico do rapper Tariq Luqmann Trotter) a dizer: "ele está a referir-se a Donald Trump". Mais gargalhadas.

 

Entretanto, Jimmy Fallon pergunta-lhe: "Uma vez que aqui está, tenho de lhe perguntar: acompanhou toda a cobertura das eleições, esta semana, sobre Donald Trump?". Obama responde: "Não. Estive a ver o meu novo programa favorito: Orange is not the new black". A plateia não se contém. Mais risos perante a alusão ao falso bronzeado de Trump [fazendo um trocadilho com a série ‘Orange is the new black’ transmitida no Netflix – e sendo que ‘the new black’ significa estar na moda].

 

Durante os cerca de sete minutos desta rubrica, Obama recorda ainda os progressos realizados em matéria de polícia social e ambiental, incluindo o desenvolvimento da energia limpa e a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Lembra também que quando assumiu o cargo os EUA estavam perante "uma das piores recessões da sua história".

 

"Desde então, temos mais 14 milhões de novos empregos e descemos a taxa de desemprego para menos de 5%. Com as medidas da minha Administração, conseguimos estimular a economia e voltar a encarrilar a economia", acrescentou Obama, tendo referido também o acordo nuclear assinado com o Irão, a reabertura dos laços diplomáticos com Cuba e a negociação da Parceria Trans-Pacífico (TPP).

Ver comentários
Saber mais Barack Obama Tonight Show NBC Jimmy Fallon Hillary Clinton Donald Trump EUA política eleições Tariq Luqmann Trotter
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio