Notícia
Merkel: "A Alemanha é mais forte do que o terrorismo"
Na sua mensagem de ano novo, a chanceler alemã prometeu "segurança na liberdade" e reiterou que o país é "respeitador e aberto".
Angela Merkel disse aos alemães este sábado, na sua mensagem de ano novo, que o terrorismo é a maior ameaça que o país enfrenta, mas sublinhou que a Alemanha "é mais forte do que o terrorismo" e que "o governo tudo fará para assegurar segurança na liberdade".
A chanceler alemã salientou, citada pelo The Guardian, que 2016 foi "um ano de duros testes", sendo o terrorismo extremista islâmico o mais duro de todos. Disse, contudo, que está "confiante na Alemanha".
No passado dia 19 de Dezembro, recorde-se, 12 pessoas morreram quando um refugiado tunisino, Anis Amri, lançou um camião sobre uma multidão que se encontrava num mercado de Natal, em Berlim. O Daesh, auto-proclamado Estado Islâmico, reivindicou o ataque.
"É particularmente amargo e repugnante quando os ataques terroristas são perpetrados por pessoas que pedem protecção ao nosso país", declarou Merkel, que enfrenta fortes críticas pela sua decisão de deixar entrar no país, em 2015, mais de um milhão de refugiados e migrantes.
No entanto, prosseguiu, "ao continuarmos a nossa vida e o nosso trabalho, estamos a dizer aos terroristas: vocês são assassinos e estão cheios de ódio, mas não determinarão a forma como nós vivemos e como queremos viver". "Nós somos livres, respeitadores e abertos", frisou.
A chanceler referiu ainda a importância de a Alemanha ajudar quem realmente precisa da sua protecção e procura o país para se instalar e integrar, aludindo às imagens de devastação na cidade síria de Aleppo.
Relativamente à União Europeia, Merkel destacou que "está mais forte do que nunca", apesar dos desafios com que se confrontou este ano, como a decisão do Reino Unido de sair do bloco europeu.
Merkel procura conquistar um quarto mandato como chanceler nas eleições do próximo ano, que se realizam em Setembro.