Notícia
Maioria dos eleitores defende que AD e PS devem viabilizar Governo um do outro
Em ambos os casos, mais de metade dos eleitores defende solução de estabilidade para um cenário de Governo minoritário após 18 de maio.
A maioria dos eleitores defende que a coligação PSD/CDS-PP e o Partido Socialista devem, em caso de saírem derrotados das eleições legislativas de 18 de maio, garantir a viabilização de um Governo do principal partido rival, indicam os resultados de uma sondagem para o Jornal de Notícias, TSF e TVI/CNN divulgada nesta terça-feira.
Em ambos os casos, a viabilização de um Governo minoritário de um ou de outro partido recolhe mais de metade das opiniões expressas, apontando para uma preferência por soluções de estabilidade, independentemente do vencedor das eleições.
Assim, 77% defendem que o PS deve viabilizar um Governo PSD/CDS-PP, mas sem o apoio do Chega, contra apenas 17% que entendem que os socialistas não o devem fazer.
Pelo contrário, se a coligação de social-democratas e democratas-cristãos sair derrotada, 61% dos inquiridos dizem que, perante uma vitória do PS com mais deputados à direita no Parlamento, PSD e CDS-PP devem permitir que os socialistas governem. São 32% os que estão contra.
Na sondagem agora divulgada, 73% dos inquiridos também defendem que PSD e CDS-PP não devem governar com o Chega.