Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Maioria acha que Marcelo deve dissolver parlamento se Costa aceitar cargo europeu

Maioria dos portugueses considera que Marcelo Rebelo de Sousa deve convocar eleições no caso de António Costa aceitar cargo europeu. 44,8% diz que se houver um convite, o primeiro-ministro deve aceitar.

Tiago Petinga / Lusa
15 de Julho de 2023 às 09:00
  • 9
  • ...

A esmagadora maioria dos portugueses defende que, caso António Costa assuma algum cargo na Europa, Marcelo Rebelo de Sousa deve dissolver o Parlamento e convocar novas eleições em vez de convidar os socialistas a nomear um novo primeiro-ministro. 20,7% pensa que um convite ao Partido Socialista para designar um novo chefe de Governo seria uma melhor solução para o país.

Entre os inquiridos da sondagem da Intercampus para o Negócios, Correio da Manhã e CMTV, 54,6% acreditam que António Costa prefere assumir um cargo europeu do que ser o primeiro-ministro português. Apenas 26,8% consideram que o chefe de Governo prefere manter-se no posto. Uma ideia que António Costa já confirmou.

Apesar de ser recorrentemente apontado como hipótese para liderar uma pasta na Europa, o primeiro-ministro já pôs de lado essa possibilidade. Em junho, ao Público, Costa esclareceu que não estará disponível para cargos europeus, afirmando que nunca "poria em causa a estabilidade" que diz ter conquistado.

"Eu sou o garante da estabilidade. Já expliquei a todos que não aceitarei uma missão que ponha em causa a estabilidade em Portugal. Alguma vez eu poria em causa a estabilidade que tão dificilmente conquistei?", afirmou, na altura.

Perto de metade considera que Costa devia aceitar cargo na Europa

Sobre se o socialista deve ou não aceitar o cargo, os portugueses dividem-se. Dos 623 inquiridos no período entre 03 a 06 de julho, quase 45% acha que o líder do Governo deve dizer que sim ao convite. No sentido oposto, 36,1% pensam que deve rejeitar. Duas em cada dez pessoas não têm uma resposta para a questão.

A relevância para o país desta hipotética mudança de ares do primeiro-ministro é também uma questão que divide os inquiridos. Para 44,5% dos portugueses, uma nova missão no plano europeu para António Costa seria importante para Portugal. 39,5% não veem esta mudança como um assunto com relevância para a posição do país.



Ficha técnica Objetivo: Sondagem realizada pela INTERCAMPUS para a CMTV, com o objetivo de conhecer a opinião dos Portugueses sobre diversos temas da política nacional, incluindo a intenção de voto em eleições legislativas Universo:  População portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal Continental Amostra: A amostra é constituída por 623 entrevistas, com distribuição proporcional por género, idade e região. Seleção da amostra: A seleção do lar fez-se através da geração aleatória de números de telefone fixo / móvel. No lar a seleção do respondente foi realizada através do método de quotas de género e idade (3 grupos). Foi elaborada uma matriz de quotas por Região (NUTSII), Género e Idade, com base nos dados do Recenseamento Eleitoral da População Portuguesa (31/12/2020) da Direção Geral da Administração Interna (DGAI). Recolha da Informação:  A informação foi recolhida através de entrevista telefónica, em total privacidade, através do sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing). O questionário foi elaborado pela INTERCAMPUS e posteriormente aprovado pela CMTV. A INTERCAMPUS conta com uma equipa de profissionais experimentados que conhecem e respeitam as normas de qualidade da empresa. Estiveram envolvidos 18 entrevistadores, devidamente treinados para o efeito, sob a supervisão dos técnicos responsáveis pelo estudo. Os trabalhos de campo decorreram de 03 a 06 de Julho de 2023. Margem de Erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de 3,9%.Taxa de Resposta: A taxa de resposta obtida neste estudo foi de: 62,5%.
Ver comentários
Saber mais Primeiro-ministro Marcelo Rebelo de Sousa António Costa Europa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio