Notícia
Pinto Luz chama especialistas em transportes e arquiteta para a Habitação
A braços com o dossiê TAP e com a dificil missão de resolver os problemas da habitação, o novo ministro das Infraestruturas vai contar com três secretários de Estado. Um especialista em aviação, outra em transportes e, para a habitação, uma arquiteta com experiência em autarquias.
Para as infraestruturas, Miguel Pinto Luz foi buscar Hugo Espírito Santo, um especialista em viagens, transportes e logística. Licenciado em Economia, com um MBA, era até agora sócio no escritório de Lisboa da McKinsey & Company. A nota biográfica na página da consultora indica que Hugo Espírito Santo tem liderado "os maiores projetos de transportes e infraestruturas" e que "desenvolveu particular experiência no setor da viação, com especial enfoque em fomentar a contribuição do setor para o desenvolvimento económico de África".
É "orador frequente em fóruns sobre Aviação, Sustentabilidade; Transição Energética e Desenvolvimento Económico", indica o Governo no curto texto de apresentação dos vários secretários de Estado.
Para a habitação - que de ministério, no anterior Governo, passa agora a secretaria de Estado - a escolha recaiu sobre Patrícia Machado Santos. A nova secretária de Estado da Habitação é doutorada em Arquitetura e especializou-se em Tecnologias e Gestão da Construção. Para a sua dissertação de doutoramento escolheu o tema dos "Indicadores de qualidade na habitação plurifamiliar portuguesa de 1950 à atualidade".
É uma académica, mas tem também experiência no terreno, tendo passado pela câmara de Lisboa e pela de Oeiras, nesta última como diretora do departamento de Habitação Municipal, tendo iniciado funções em 2020.
Patrícia Machado Santos terá nas mãos uma das secretarias de Estado mais importantes, dada a dimensão que o tema da habitação tem ganho nos últimos tempos. Terá de conseguir dar resposta à falta de oferta que continua a existir e encontrar mecanismos para convencer os proprietários a apostar no mercado de arrendamento.
Será também ela a ter de pôr em prática algumas das mais relevantes promessas do programa eleitoral da AD, desde logo a reversão de medidas do pacote Mais Habitação, de António Costa, como sejam as referentes ao alojamento local ou ao arrendamento compulsivo, entre outras.
Cristina Pinto Dias completa a equipa de Miguel Pinto Luz, com a área da Mobilidade. Licenciada em Economia, com um mestrado em Economia e Política da Energia e do Ambiente, era até agora vogal no Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, AMT
Tem larga experiência na área dos transportes, com um currículo que inclui a vice-presidência da CP e a presidência da EMEF e dos Transportes Intermodais do Porto (TIP). Foi também administradora da Operadora de Transporte da Região de Lisboa (OTLIS).
A nova secretária de Estado da Mobilidade tem, também, alguma experiência de Governo, tendo sido assessora para as áreas dos Transportes, Economia e Finanças do ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, Carmona Rodrigues, no Governo de Durão Barroso.