Notícia
Jornal i: Governo nomeou quase mil pessoas em três meses
O Executivo de António Costa fica atrás do de Durão Barroso e dos dois de José Sócrates em nomeações para os gabinetes dos ministros nos primeiros três meses.
O Governo socialista efectuou 994 nomeações em três meses. Com a grande maioria dos nomeados (859) a irem para os gabinetes de ministros.
As contas são do jornal i desta segunda-feira, 7 de Março, e demonstram que o Governo de António Costa fica atrás do de Durão Barroso (866) e dos dois de José Sócrates (866 na primeira legislatura, 997 na segunda), tendo apenas em conta as nomeações para os gabinetes de ministros. Mas fica à frente do Executivo de Pedro Passos Coelho (750) e do de Pedro Santana Lopes (846) em dois meses e meio.
Os 60 membros do Governo – entre ministros e secretários de Estado – nomearam um total de 178 adjuntos, 177 assessores/consultores/especialistas, 190 administrativos/auxiliares, 127 secretários e 127 motoristas.
Desta forma, o gabinete do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, é aquele que conta com mais nomeações: são 32 no total. Segue-se o do ministro das Finanças, Mário Centeno, com 27 nomeações no total.
Empatados no terceiro lugar surgem o primeiro-ministro, António Costa, e Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, com 26 nomeações cada. Depois, surge a ministra da Administração Interna, Constança Sousa, com 25 nomeações.