Notícia
Menor agride primeiro-ministro espanhol em arruada eleitoral
A imprensa espanhola dá conta de um incidente com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, que foi agredido em Pontevedra, onde fazia campanha eleitoral. O autor da agressão foi imediatamente detido.
Escreve o El País esta quarta-feira, 16 de Dezembro, que um jovem de 17 anos foi detido em Pontevedra depois de agredir em plena rua o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, uma agressão que lhe terá tirado os óculos do rosto, que acabaram por se estatelar no chão. A mesma informação é avançada pelo El Mundo.
Segundo o El País, o agressor aproximou-se "tranquilamente" do primeiro-ministro para supostamente tirar uma "selfie" com o chefe de Governo. "Repentinamente", o jovem deu-lhe um forte golpe no rosto.
Como mostra o vídeo que está já a ser partilhado online, o agressor colocou-se, juntamente com outras pessoas, ao lado do governante momentos antes de o agredir, tendo se seguida desferido o golpe com a mão esquerda.
Segundo fontes oficiais da equipa de campanha citadas pelo El País, a agressão ocorreu às 17:50 (hora local) ao lado da igreja de La Peregrina, numa via pedonal da cidade onde Rajoy viveu grande parte da sua vida.
O jornal adianta que, apesar do incidente, Rajoy continuou a arruada, mas sem os óculos. Pouco depois da agressão, o chefe de Governo garantiu que estava bem: "Estou muito bem, estupendamente, nenhum problema", disse, citado pelo El País.
Ao final da tarde, Rajoy agradeceu através do Twitter "de coração" as mostras de afecto e solidariedade que lhe chegaram após o incidente, terminando a publicação com a frase: "Continuaremos a trabalhar".
O dispositivo de segurança respondeu de imediato, adiantou uma fonte ao diário espanhol, e travou o agressor, que chegou a atingir ainda um dos membros da equipa de segurança.
O indivíduo foi posteriormente detido por agentes da polícia nacional, escreve o El Mundo.
Este domingo têm lugar as eleições gerais em Espanha, sendo que Rajoy procura nestas uma renovação de mandato.
(Notícia actualizada com mais informação às 19:29)