Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo no parlamento na próxima semana para esclarecer deputados sobre sobretaxa

Os secretários de Estado dos Assuntos Fiscais e do Orçamento estarão no Parlamento na próxima semana para prestar esclarecimentos sobre a sobretaxa em sede de IRS, uma decisão que acabou por gerar alguma discussão entre os deputados.

Miguel Baltazar
04 de Dezembro de 2015 às 13:34
  • ...

 

Os deputados da comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA) reuniram-se esta manhã para definir o método de apreciação e discussão dos projectos de lei apresentados pelo PS relativos à extinção da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), à eliminação da sobretaxa e à prorrogação de receitas previstas no Orçamento do Estado para 2015.

 

Na reunião, a deputada do Bloco de Esquerda (BE) Mariana Mortágua requereu que o secretário de Estados dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, fosse chamado à comissão para prestar esclarecimentos sobre a sobretaxa de IRS.

 

O deputado do PSD António Leitão Amaro concordou com o requerimento e solicitou que fosse também chamado o secretário de Estado do Orçamento, tendo todos os deputados concordado em realizar uma audição a ambos os secretários de Estado (Assuntos Fiscais e Orçamento) relativa aos três projectos de lei em apreciação, uma decisão que foi aprovada por unanimidade.

 

A presidente da COFMA esclareceu à Lusa, no final da reunião ordinária, que os dois secretários de Estado estarão no parlamento "seguramente antes do dia 14", que é o dia até ao qual podem ser apresentadas propostas de alteração àqueles diplomas.

 

No entanto, antes de se chegar a esta solução, houve uma troca de argumentos e até uma interrupção dos trabalhos por cinco minutos.

 

O deputado do PS Paulo Trigo Pereira começou por dizer que "não subscreve a proposta de virem os dois secretários de Estado" à comissão, considerando ser "suficiente a presença do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais" e que o secretário de Estado do Orçamento está "em instalação".

 

Na resposta, o deputado social-democrata disse não perceber "exactamente o que é isto de estar em instalação" e a deputada centrista Cecília Meireles disse ter "alguma dificuldade em perceber o argumento da instalação porque, tanto está um a instalar-se, como está outro".

 

Paulo Trigo Pereira, do PS, pediu a palavra para "recordar PSD e CDS de que o secretário de Estado do Orçamento está com muito trabalho porque o Governo [anterior] não fez nada para ajudar os trabalhos do orçamento".

 

"Foi preparada a circular para os serviços prepararem o orçamento? Estamos a 1 de Dezembro com o orçamento praticamente a zero. (...) Estamos atrasadíssimos em relação aos 'timings' do semestre europeu. Isto é facilmente compreensível", defendeu o deputado socialista.

 

A deputada Mariana Mortágua, do BE, esclareceu que o interesse do Bloco é "delimitar o tema da audição" para que ela "não se transforme numa audição sobre execução orçamental" e se foque no assunto político essencial, que é a sobretaxa.

 

"O que queremos evitar é que o PSD e o CDS façam uso de uma audição pedida pelo BE para debater temas que não estão em debate. O interesse do BE é sobre os dados relativos à sobretaxa, não queremos alargar esta discussão à execução orçamental de 2015 nem ao orçamento para 2016", explicitou a deputada.

 

Quanto à metodologia de apreciação dos projectos de lei apresentados pelo PS relativos à extinção da CES, à eliminação da sobretaxa e à prorrogação de receitas previstas no Orçamento do Estado para 2015, o PS apresentou uma proposta que foi aprovada por unanimidade.

 

Assim, ficou decidido que as propostas de alteração aos três diplomas entrassem na comissão até às 12:00 do dia 14 de Dezembro, sendo os diplomas discutidos e votados a 15 de Dezembro.

 

No entanto, como o projecto de lei relativo à eliminação da CES está em consulta pública até ao dia 16, os deputados acordaram que esse ponto poderia ser incluído na reunião do dia 16 deste mês.

 

A votação final global dos três diplomas decorrerá no dia 18 de Dezembro, no último plenário da Assembleia da República deste ano civil.

Ver comentários
Saber mais PS Governo sobretaxa IRS Parlamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio