Notícia
Governo afasta mais uma liderança. Há um novo presidente do IHRU
O próximo presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana vai ser Benjamim Pereira, até agora presidente da Câmara Municipal de Esposende, por convite do primeiro-ministro. Atual líder do instituto estava no cargo há um ano.
O Governo avançou com mais uma mudança na presidência de um instituto público. Desta feita, a mudança tem lugar no Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, que era presidido por António Gil Leitão, ex-chefe de gabinete da então ministra Marina Gonçalves, desde junho do ano passado.
A troca foi tornada pública durante uma visita do primeiro-ministro a Esposende, onde inaugurou o Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
Nessa cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, revelou ter aceitado o convite do primeiro-ministro para presidir ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
"Só aceitei este desafio porque acredito em si, no seu projeto e na sua visão para o país", afirmou Benjamim Pereira durante a visita de Luís Montenegro a Esposende.
O autarca anunciou a saída do município durante a cerimónia de inauguração do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, onde o primeiro-ministro marcou presença.
"Perante o convite, como é que um simples cidadão, presidente da câmara, poderia dizer que não a um convite desta natureza?", observou, dizendo não resistir "a um bom desafio".
Atual presidente do IRHU estava no cargo há um ano
António Gil Leitão e o novo conselho de administração do IHRU tinham sido nomeados para o cargo pelo anterior governo de António Costa num despacho que produzia efeitos a 12 de junho.
O conselho diretivo integrava ainda Filipa Serpa, como vice-presidente, Cristina Matela e Fernando Almeida (já ocupava estas funções), como vogais.
Antes de presidir ao IHRU, de 30 de março de 2022 até 3 de janeiro de 2023, António Gil Leitão exerceu as funções de chefe do gabinete quando a atual ministra era secretária de Estado da Habitação. Antes, entre outubro de 2019 e março de 2022, tinha sido adjunto do mesmo gabinete e anteriormente técnico especialista da equipa de Marina Gonçalves.
A substituição da liderança do IHRU é mais uma troca de chefias em empresas públicas levada a cabo pelo Executivo de Luís Montenegr e acontece poucos dias depois de ter sido também afastado o conselho de administração da Parpública.
(Notícia atualizada às 20h20 com mais contexto sobre mudanças nos institutos públicos)