Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eurosondagem: Esquerda cai e direita sobe

A sondagem da Eurosondagem coloca a esquerda em queda e a direita a subir, com os partidos da geringonça prejudicados pelo momento difícil resultante do regresso das greves na Função Pública e do papel do Estado nas mortes por legionella. Dos líderes políticos, só o Presidente da República aumentou a popularidade em Novembro.

17 de Novembro de 2017 às 12:30
  • 12
  • ...

O barómetro de Novembro da Eurosondagem para a SIC e o Expresso indica que a esquerda está em queda e a direita em alta, com o PS a manter-se na liderança nas intenções de voto mas a recuar um ponto percentual face a Outubro.

 

Em plena discussão do Orçamento do Estado para 2018 e numa fase marcada pelo regresso da contestação da Função Pública, em especial por parte dos professores, e pelas mortes provocadas por legionella, a que se juntam ainda os incêndios de Outubro, a sondagem da Eurosondagem atribui 40% ao PS e 28,4% ao PSD, que sobe 0,4 pontos percentuais relativamente ao mês passado.

 

Os restantes partidos que integram a chamada geringonça também são negativamente afectados pelos acontecimentos mais recentes que marcaram a agenda política, com o Bloco de Esquerda a descer para 8,7% e a CDU (PCP e PEV) a recuar para 6,9%. Em sentido oposto, o CDS sobe 0,6 pontos percentuais para 6,6% e o PAN cresce ligeiramente para 1,7%.


Mas apesar de se aproximar, a direita permanece bastante aquém do somatório dos partidos da esquerda parlamentar. PSD e CDS somam 35% enquanto as forças que integram a actual solução governativa ascendem a 55,6%.

 

Marcelo é o único líder político a ganhar popularidade


O Presidente da República viu a sua popularidade crescer meio ponto para um saldo global positivo de 62,5 pontos. Marcelo Rebelo de Sousa é mesmo o único líder político cujos níveis de aceitação crescem em Novembro, o que acontece depois do discurso proferido pelo Presidente na sequência do dia com mais fogos do ano (15 de Setembro) e que foi bastante crítico acerca da actuação do Governo.

 

Já o primeiro-ministro é o líder com a maior quebra de popularidade, com António Costa a perder 2,1 pontos para um total positivo de 32,3 pontos. A líder do CDS, Assunção Cristas, recua para 6,7 pontos, o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, cai para 5,9 pontos, o presidente cessante do PSD, Passos Coelho, resvala para 2,9 pontos, e a coordenadora do Bloco, Catarina Martins, desliza para 1,9 pontos.

Ver comentários
Saber mais Sondagem Eurosondagem PS PSD CDS CDU BE PCP PEV Catarina Martins Marcelo Rebelo de Sousa António Costa Jerónimo de Sousa Passos Coelho Assunção Cristas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio