Notícia
Dois terços dizem que Rio faria melhor do que Passos
Se em vez de Passos Coelho, fosse Rui Rio o líder da oposição, a vida complicava-se para António Costa. Jovens mostram-se menos entusiastas com o ex-autarca do Porto.
Tanto o PS como António Costa têm vindo a ganhar terreno face ao PSD e Passos Coelho, segundo o barómetro da Aximage. Mas será que a história seria diferente se no lugar de Passos Coelho estivesse Rui Rio? Uma sondagem da Aximage, feita para o Negócios e Correio da Manhã, diz que sim.
Dois em cada três portugueses consideram que Rio conseguiria ganhar mais votos ao PS do que o actual líder do PSD. Como seria de esperar, os eleitores dos outros partidos são mais duros na avaliação que fazem de Passos. Aquela percentagem sobe para 75% entre os eleitores do PS e é de 69% entre os votantes do Bloco e CDS e de 65% para os comunistas. Menos impiedosos, os eleitores do PSD preferem ainda assim Rui Rio: 58% dizem que o ex-presidente da Câmara do Porto faria melhor, contra 36% que dizem não haveria diferença.
Costa teria a vida mais difícil
Entre António Costa e Pedro Passos Coelho, os eleitores têm uma preferência clara, segundo o barómetro da Aximage: Quase o dobro prefere Costa como primeiro-ministro (55% contra 30% que prefeririam Passos). Então e se o líder da oposição fosse Rui Rio? Nesse caso, a diferença estreitava-se de forma significativa, passando de 25 pontos para apenas cinco: 48% dizem que Costa é melhor primeiro ministro do que seria Rui Rio, que recolhe a preferência de 43%.
Jovens menos abertos a Rio
Quanto aos aspectos relacionados com o género, qualificações ou região, estes não parecem ter grande reflexo nas preferências manifestadas.
A sondagem foi realizada a 31 de Outubro e 1 de Novembro.