Notícia
Chega: Após dois chumbos, Ventura arrisca mesma lista de dirigentes pela terceira vez
O presidente do Chega arriscou este domingo submeter à votação dos delegados à II Convenção Nacional a lista para a direção nacional que já tinha sido chumbada duas vezes.
20 de Setembro de 2020 às 20:00
"Vamos fazer uma terceira votação. A decisão do André Ventura foi manter a mesma lista. O André não verga, vocês já o conhecem. Nós que já o acompanhamos ao longo destes dois anos sabemos como é que ele é. Vamos então para terceira votação e eu marquei alojamento para a próxima semana. Até já", anunciou o presidente da Mesa da reunião magna.
Ainda antes do almoço, votaram 378 delegados do total de 510 inscritos, com 183 a apoiarem o rol de nomes apresentado por Ventura e 193 a rejeitarem-no, ou seja, longe os dois terços dos votos exigidos pelos estatutos. Houve ainda um voto branco e um nulo.
Segundo o artigo 3.º do regulamento eleitoral nacional deste partido nacional populista, se não for obtido o voto de dois terços dos delegados "deve o presidente eleito da direção nacional submeter nova lista, no prazo máximo de duas horas, aos delegados eleitos à Convenção Nacional, para votação no menor espaço de tempo possível".
"A Convenção Nacional não poderá ser dada por terminada sem que seja regularmente eleita a lista da direção nacional", estipula ainda o mesmo artigo.