Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cavaco falou com chineses sobre privatização da TAP

O Presidente da República regressou ao tema da privatização da aérea nacional, garantindo ter conversado com investidores chineses sobre o assunto mas ressalvando que este assunto não foi tratado “numa perspectiva a curto prazo”.

14 de Maio de 2014 às 12:52
  • 5
  • ...

A possibilidade de Portugal retomar o processo de privatização terá sido aventada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, durante a sua visita à China. Durante um pequeno almoço com vários investidores chineses, realizado na terça-feira, Cavaco Silva e o ministro da Economia, Pires de Lima, terão abordado este tema.

 

O “Económico” refere que Cavaco Silva confirmou a referida abordagem. “A privatização da TAP foi referida nesse pequeno-almoço, mas não numa perspectiva a curto prazo”.

 

O Presidente acrescentou ainda que os investidores presentes no encontro, entre os quais representantes de três companhias aéreas, garantiram que o processo de privatização de TAP “seria um elemento que não deixariam de considerar”.

 

Cavaco e Pires de Lima terão salientado a importância das ligações a África e Brasil enquanto pontos fortes da actividade da aérea nacional, tendo o Presidente confirmado que “os presidentes das companhias aéreas que estavam no pequeno-almoço ficaram surpreendidos com o número de voos semanais”, escreve o “Económico”.

 

Pires de Lima também tinha anunciado, na segunda-feira, que os investidores chineses poderiam estar interessados no processo de privatização das concessões de transportes  de Lisboa e Porto (Metro, Carris e STCP) que deverão começar em Março.

 

Para já, como resultado mais imediato da presença visita diplomática à China, terá ficado a garantia de que os chineses estão a estudar a possibilidade de estabelecer uma ligação aérea directa para Portugal. Essa ligação seria entre Xangai ou Pequim e Lisboa e ficaria a cargo de uma companhia chinesa, de acordo com o "Expresso".

Ver comentários
Saber mais Aníbal Cavaco Silva Pires de Lima TAP China transportes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio