Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Catarina Martins: "Portugal negoceia com Berlim ou com Bruxelas?"

A coordenadora do Bloco de Esquerda Catarina Martins acusou esta tarde o Governo de “desvalorizar” o Conselho Europeu, durante o debate preparatório para o encontro que se realizará esta quinta e sexta-feira.

Bruno Simão/Negócios
19 de Março de 2014 às 17:57
  • ...

Tudo indicava que o Conselho Europeu que se vai realizar no final desta semana seria um “momento importante da nossa democracia”, mas a verdade é que o primeiro-ministro foi o primeiro a “desvalorizar o Conselho” ao ir primeiro a Berlim, reunir com a chanceler alemã, Angela Merkel. A crítica partiu da coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, durante a sua intervenção no debate preparatório para o encontro, que está a decorrer esta quarta-feira no Parlamento.

 

“É o próprio Governo a prestar contas a Berlim, desvalorizando o Conselho. Quem manda neste governo é Angela Merkel. Tudo indicava que devia ser momento importante da nossa democracia, mas do outro lado do espelho, temos a visita do primeiro-ministro a Berlim antes do conselho”, sublinhou a bloquista, rematando que Portugal é “refém dos interesses alemães”.

 

“Afinal o Conselho Europeu é em Berlim ou em Bruxelas? Portugal negoceia com Berlim ou com Bruxelas?”, concluiu Catarina Martins.

 

A Cimeira da Primavera dedica-se “aos aspectos relacionados com a coordenação das políticas económicas nos Estados-membros”, lembrou o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, na abertura deste debate preparatório.

 

Nessa reunião haverá uma “avaliação preliminar do nível de desenvolvimento e execução das recomendações específicas dirigidas aos Estados-membros para correcção dos desequilíbrios orçamentais que possam exibir”, bem como “aspectos de competitividade industrial na Europa”. E haverá ainda um debate “sobre novos objectivos na área da política energética e das alterações climáticas”, bem como sobre “a situação que se vive na Ucrânia”, elencou o chefe do Executivo.

Ver comentários
Saber mais conselho europeu Catarina Martins Passos Coelho Berlim
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio