Notícia
Castro Almeida demitiu-se de "vice" de Rui Rio a 20 de Junho
A decisão foi confirmada numa carta enviada ao presidente do partido. Deve ser substituído no próximo Conselho Nacional social-democrata.
Manuel Castro Almeida não é vice-presidente do PSD desde 20 de junho, dia em que enviou uma carta a Rui Rio a oficializar a saída. O sucessor deve ser anunciado no próximo Conselho Nacional.
"Formalizei a minha demissão no passado dia 19 em conversa com presidente [do PSD] e, no dia 20, formalizei a minha renúncia por escrito", assumiu ao jornal Público, sem querer explicar os motivos da decisão.
De acordo com a mesma fonte, o agora ex-vice de Rio já não ia às reuniões da comissão permanente e da comissão política nacional há cerca de um mês. Castro Almeida faz parte de um grupo de dirigientes que consideram que Rio está a dirigir o partido de uma maneira "demasiado centralista" e que consideram que existe falta de diálogo interno, principalmente em matérias políticas importantes.
O antigo dirigente começou a mostrar o seu descontentamento ainda antes das eleições europeias, de 26 de maio. Rio procurou demover Castro de Almeida, tendo em conta o seu peso no partido e a proximidade das eleições legislativas, que se realizam a 6 de outubro.