Notícia
Adriano Moreira apela a recuperação da matriz do CDS também na Europa
Adriano Moreira será homenageado no 27.º Congresso do CDS-PP que decorre este sábado e domingo, em Lamego.
O antigo presidente democrata-cristão Adriano Moreira afirmou, este sábado, que gostava que a "matriz do CDS voltasse a vigorar" não apenas em Portugal mas também na Europa e elogiou a presidente do partido, Assunção Cristas, avança a Lusa.
"Gostava que a matriz do CDS voltasse a vigorar não apenas entre nós mas na Europa", afirmou Adriano Moreira, acrescentando que "a matriz desde a fundação da União [Europeia] foi praticamente obra da democracia-cristã" e se "deteriorou".
"É preciso recuperar", disse, em declarações aos jornalistas à chegada ao 27.º Congresso do CDS-PP, durante o qual será homenageado.
Questionado sobre a liderança de Assunção Cristas, que o recebeu à entrada para o Pavilhão Multiusos de Lamego, Adriano Moreira destacou a "capacidade de inovação extraordinária" e disse que é preciso "dar o exemplo".
Questionado sobre se a matriz do CDS-PP sofreu alguma desvirtuação, Adriano Moreira respondeu que "não sofreu qualquer alteração" e exortou os centristas a olharem para "o papa Francisco".
"A matriz não sofreu qualquer alteração. Agora, olhem para o papa Francisco, ele não tem outro Evangelho. Mas tem de ser adaptada às exigências novas que aparecem não apenas nos países mas no globalismo que não sabemos definir mas que estamos a viver", declarou o professor universitário.