Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Yellen diz que Fed continua pronta a subir juros

A presidente da Reserva Federal norte-americana, Janet Yellen, afirmou que a economia dos EUA está "próxima" dos objectivos da Fed em matéria de estabilidade de preços e pleno emprego e mostrou-se confiante na prossecução desta tendência.

Reuters
19 de Janeiro de 2017 às 01:54
  • ...

Janet Yellen disse na quarta-feira, 18 de Janeiro, que a economia norte-americana está "próxima" de atingir as metas do banco central do país no que diz respeito à inflação e ao emprego, tendo-se mostrado confiante de que continuará a melhorar.

 

"É justo dizer que a economia está próxima do pleno emprego e que a inflação está a dirigir-se para o nosso objectivo", declarou a presidente da Fed num discurso no Stanford Institute for Economic Policy Research.

 

A responsável da Reserva Federal afirmou, citada pela Bloomberg, que "faz sentido ir reduzindo gradualmente o nível de apoio em matéria de política monetária" e acrescentou que o timing para a próxima subida das taxas de juro directoras "dependerá da forma como a economia evoluir nos próximos meses".

 

Yellen assinalou assim que a Fed se mantém pronta para subir juros se a economia continuar a fortalecer, tal como o banco central antecipa.

 

Com estas declarações, a nota verde disparou. Com efeito, o índice spot da Bloomberg para o dólar (que mede o desempenho de um capaz de 10 divisas líderes a nível internacional face à nota verde) segue a ganhar 1,1% na negociação fora de horas, naquela que é a valorização mais acentuada em um mês. 

 

Em resposta às perguntas da audiência esta quarta-feira em São Francisco, Yellen disse que o crescimento mais forte dos EUA ajudou a manter o dólar firme face às moedas dos seus principais parceiros comerciais, afirmando ainda que esta que a tendência prossiga.

 

Yellen sublinhou também que os riscos à estabilidade financeira nos EUA são "moderados" e que o banco central está à espera das novas políticas que serão anunciadas pela Admnistração de Donald Trump – que será empossado esta sexta-feira, 20 de Janeiro, como presidente do país – para perceber se poderão alterar as perspectivas da Fed.

 

No passado dia 14 de Dezembro, a Fed subiu a taxa dos fundos federais em 25 pontos base, para um intervalo compreendido entre 0,50% e 0,75% - o único aumento em 2016, depois de uma primeira subida em Dezembro de 2015 pela primeira vez em quase uma década.

 

Na reunião de Dezembro passado, os responsáveis da Fed estimaram que poderiam subir os juros três vezes em 2017, em 25 pontos base de cada vez. 

Ver comentários
Saber mais Janet Yellen Fed EUA Donald Trump juros banco central Reserva Federal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio