Notícia
Presidente do Deutsche Bank apela ao BCE para pôr fim ao “dinheiro barato”
O presidente do Deutsche Bank pediu ao banco central que ponha termo à injecção de dinheiro barato, alegando que esta situação está a criar bolhas nos mercados de acções, obrigações e imobiliário.
"A era do dinheiro barato na Europa deve chegar ao fim – apesar do euro forte", afirmou John Cryan, presidente executivo do Deutsche Bank, numa conferência que reuniu vários banqueiros em Frankfurt, segundo a Reuters.
Estas declarações surgem um dia antes do fim da reunião de Setembro do Banco Central Europeu (BCE), cujas conclusões deverão ser conhecidas esta quinta-feira, 7 de Setembro. Não se prevê que sejam anunciadas medidas concretas, mas os investidores aguardam que sejam dadas pistas sobre o futuro da política monetária, mais concretamente sobre o início da retirada de estímulos.
Em causa está a o programa de compra de activos, que encetado pelo BCE para fazer frente à crise financeira. No âmbito das medidas de estímulo, o banco central da Zona Euro já injectou mais de dois biliões de euros na economia, uma medida que tem provocado divisões no seio da região, nomeadamente críticas por parte da Alemanha.
O responsável do Deutsche Bank alerta que esta política está a criar distorções no mercado. "Estamos a assistir a sinais de bolhas em cada vez mais sectores do mercado de capitais", salientou.