Notícia
Fed: Subida dos juros em Setembro é agora menos provável
Após vários bancos de investimento reverem as suas previsões, agora foi a vez de William Dudley. O presidente da Fed de Nova Iorque admitiu que a turbulência dos mercados piorou o cenário de subida dos juros em Setembro. Mas alerta que, na altura, as perspectivas podem ter melhorado de novo.
A turbulência dos mercados diminuiu a probabilidade de a Reserva Federal dos EUA subir os juros em Setembro. William Dudley, presidente da Fed de Nova Iorque, admitiu-o esta quarta-feira, 26 de Agosto. Mas alertou que os novos dados para a economia podem reverter o cenário.
"Na minha perspectiva, actualmente, a decisão de iniciar o processo de normalização da [política monetária] na reunião de Setembro do FOMC parece-me menos atractiva, do que era há umas semanas atrás", afirmou William Dudley (na foto), citado pela Bloomberg. O também membro do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC) justificou a posição com a recente turbulência nos mercados.
Esta possibilidade passou a ser admitida também por diversos bancos de investimento. Assim que a desvalorização do yuan e a queda das acções chinesas tiveram um maior impacto nos mercados internacionais, vários especialistas começaram a esgrimir argumentos sobre se a Fed devia adiar ou não a decisão. O Barclays defende mesmo que a primeira subida dos juros poderá acontecer apenas em Março de 2016.
Ainda assim, William Dudley espera que a Fed consiga subir os juros este ano. E acrescentou que "a normalização poderá ser mais atractiva na altura da reunião, já que teremos mais informação sobre como a economia dos EUA está a evoluir e sobre os desenvolvimentos internacionais e dos mercados financeiros".