Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Inglaterra mantém taxa de juro inalterada

O Banco de Inglaterra anunciou a manutenção da taxa de juro de referência no mínimo histórico de 0,5%, tal como já era antecipado pelos economistas.

Bloomberg
04 de Dezembro de 2014 às 12:20
  • ...

A autoridade monetária do Reino Unido, liderada por Mark Carney, anunciou a manutenção da taxa de juro no mínimo histórico de 0,5%. Os 50 economistas consultados pela Bloomberg já antecipavam esta decisão.

 

O programa de compra de activos, no valor de 375 mil milhões de libras, também foi mantido.

 

O Banco de Inglaterra tem-se focado nos riscos que vêm de fora do país, nomeadamente da Zona Euro, numa altura em que a economia da região do euro não está a dar sinais de recuperação efectiva.

 

Assim, apesar de a economia britânica estar a crescer há sete trimestres consecutivos e do desemprego estar a diminuir, o Banco de Inglaterra tem optado por manter o preço do dinheiro, não tornando a política monetária mais restritiva, precisamente por ter receio do impacto de um abrandamento, ou mesmo contracção económica, da Zona Euro.

 

Os economistas consultados pela Bloomberg estimam que o Banco de Inglaterra mantenha o preço do dinheiro nos actuais 0,5% até, pelo menos, o segundo trimestre de 2015.

 

A instituição liderada por Carney prevê que a economia cresça 3,5% este ano e abrande para 2,9% em 2015.

 

Os investidores aguardam agora pelo fim da reunião do Banco Central Europeu (BCE), com os economistas a preverem que também seja mantida a taxa de juro, bem como os programas de compra de activos. 

Ver comentários
Saber mais Mark Carney Banco de Inglaterra Reino Unido Zona Euro BCE Banco Central Europeu banco central
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio