Notícia
Responsável pela segurança interna dos EUA deixa o cargo
Donald Trump nomeou Kirstjen Nielsen, em outubro de 2017, como secretária de Segurança Interna dos EUA. Sai agora, depois de muita polémica em torno da política de imigração do país.
A secretária da Segurança Interna dos Estados Unidos, Kirstjen Nielsen, vai deixar o seu cargo, anunciou este domingo o presidente do país na sua rede social de eleição.
Donald Trump fez o anúncio num tweet, numa altura em que o Departamento norte-americano da Segurança Interna – responsável pela política de imigração do país – procede a uma reforma.
Secretary of Homeland Security Kirstjen Nielsen will be leaving her position, and I would like to thank her for her service....
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 7 de abril de 2019
Kirstjen Nielsen foi duramente criticada nos últimos meses por defender a separação das famílias de imigrantes, tendo-se tornado no rosto da política de tolerância zero.
Nomeada a 11 de outubro de 2017 por Trump e tendo entrado em funções em dezembro desse mesmo ano, não está ainda claro se sai por vontade própria ou se foi demitida, refere a Reuters.
Nielsen tinha já trabalhado neste Departamento (Ministério) na Administração de George W. Bush. No atual mandato, ficou responsável por travar a imigração ilegal, tendo implementado medidas polémicas – como a restrição de entrada no país de pessoas oriundas de seis países muçulmanos.
....I am pleased to announce that Kevin McAleenan, the current U.S. Customs and Border Protection Commissioner, will become Acting Secretary for @DHSgov. I have confidence that Kevin will do a great job!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 7 de abril de 2019
Trump já anunciou, também na sua conta do Twitter, que Nielsen será substituída interinamente por Kevin McAleenan, atual Comissário da Alfândega e da Proteção de Fronteiras dos EUA.