Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Polacos comem maçãs em resposta ao embargo da Rússia

Moscovo baniu a importação de frutas e legumes polacos. Diz que tem a ver com o uso excessivo de pesticidas, mas Varsóvia acredita que é uma retaliação devido às sanções da União Europeia contra a Rússia pelo conflito com a Ucrânia.

01 de Agosto de 2014 às 19:02
  • ...

Uma maçã por dia, mantém-te longe do médico. É esta a tradução do ditado ‘An apple a day, keeps the doctor away’, que aponta para os benefícos, sobre a saúde, de se comer esta fruta.

 

Agora, com o embargo decretado pela Rússia às frutas e legumes provenientes da Polónia, o ditado já sofreu algumas mudanças. Os polacos "retaliaram" e, refere o "El Mundo", há cada vez mais imagens destes cidadãos a comerem maçãs, algumas delas com a foto de Vlamidir Putin como pano de fundo, outras em frente à embaixada russa em Varsóvia, muitas outras em casa, no escritório e até num estádio de futebol [onde se vê um grupo numeroso com uma maçã entre os dentes].

 

A ideia dos polacos é mostrarem ao presidente russo que não se deixam intimidar por embargos. E a mensagem é clara: uma maçã por dia, mantém-te longe de Putin.

 

No Twitter, com a ‘hashtag’ #jedzjablka (come maçãs), pode ver milhares de imagens que já deram entrada na rede social das micro-mensagens. Alguns dos "tweets" dizem ‘come maçãs e faz frente a Putin’, ‘à saúde de Putin’ ou ‘torno-me vegetariano à conta de Putin’.

 

No Facebook começam a surgir páginas e grupos igualmente dedicados ao tema, como ‘An apple a day keeps Putin away’ e ‘Say no to Putin and eat Polish apples’.

 

Esta vaga de imagens surgiu com um texto colocado no blog do diário económico polaco Puls Biznesu, que apela aos polacos para fazerem frente a Putin comendo maçãs e bebendo cidra polaca, refere o website The News.

 

No entanto, sublinha o "El Mundo", apesar de o humor imperar nas redes sociais, como forma de reagir à Rússia pela sua restrição às importações de frutas e legumes polacos, "as consequências económicas para a Polónia podem ser devastadoras", já que se trata de uma das maiores fornecedoras de frutas e legumes da Rússia.

 

"Segundo fontes do Kremlin, a importação de maçãs, peras e marmelos rondou no ano passado as 776.000 toneladas, num valor de quase 430 milhões de dólares", acrescenta o jornal espanhol.

 

Os polacos vêem a decisão de Putin âmbito da sua política de represálias contra os países da União Europeia que estão a aplicar sanções à Rússia devido ao conflito com a Ucrânia, mas Moscovo já veio negar, em comunicado, que se trate de uma retaliação. 

 

De acordo com Moscovo, existe um claro risco para os consumidores russos, uma vez que se terá verificado que 90% de todas as maçãs importadas da Polónia tiveram um tratamento excessivo com pesticidas.

 

Ver comentários
Saber mais Rússia Polónia Vlamidir Putin maçãs embargo frutas legumes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio