Notícia
Obama chama representantes democratas para debater a crise orçamental
O Presidente americano convidou os representantes dos democratas da Câmara dos Representantes, para uma discussão sobre a crise orçamental americana.
Depois de na terça-feira o Presidente americano, Barack Obama, ter endereçado uma mensagem à população norte-americana, mostrando-se aberto ao diálogo sobre a actual crise orçamental e o bloqueio do Governo, esta quarta-feira, durante a tarde, Obama vai encontrar-se com os representantes dos democratas da Câmara dos Representantes, com o objectivo de encontrar uma solução para o impasse que se arrasta há semanas.
Este encontro deverá marcar o início de uma ronda de encontros que decorrerão nos próximos dias, e que devem incluir conversações com os senadores democratas, os representantes republicanos da Câmara dos Representantes e os senadores republicanos.
Os encontros entre a administração Obama e os legisladores democratas e republicanos têm como prioridade a urgente aprovação do orçamento federal, que se encontra bloqueado desde o dia um de Outubro, data em que se iniciou o novo ano fiscal. Estas reuniões vão seguramente passar por conversas com vista a um eventual acordo sobre o aumento do tecto máximo de dívida, solução que terá de ser encontrada até ao dia 14 deste mês, caso contrário poder-se-á enfrentar uma “grave recessão”, de acordo com as palavras proferidas por Obama esta terça-feira.
O Presidente republicano da Câmara dos Representantes, John Boehner, depois da mensagem de Obama ao povo americano, acusou os democratas de pretenderem uma “rendição incondicional”, segundo a citação avançada pela “Reuters”.
Pelo seu lado, Obama mantém que os republicanos estão a utilizar técnicas de “extorsão” que lhes permitam inviabilizar a reforma do sistema de saúde, mais conhecida por “Obamacare”. O Presidente norte-americano insiste que o sistema de saúde nada tem que ver com a viabilização da acção governamental e com a necessidade de financiamento do Estado americano.