Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Noruega estuda aumento de impostos sobre riqueza para financiar descida na fatura da luz

Aumento de impostos sobre riqueza visa financiar descida de impostos sobre a eletricidade, para proteger as famílias dos efeitos da crise energética. Proposta consta entre as alterações que o novo Governo da Noruega quer introduzir no Orçamento do Estado para 2022 e está a ser negociada com os restantes partidos.

16.º Noruega
Tomm W. Christiansen
08 de Novembro de 2021 às 14:37
  • ...
O novo Governo da Noruega está a ponderar aumentar a tributação sobre os rendimentos dos mais ricos para financiar uma descida de impostos na eletricidade. A proposta consta entre as alterações que o novo Governo quer introduzir no Orçamento do Estado para 2022, para proteger as famílias dos efeitos da crise energética.

Após os trabalhistas terem superado os conservadores nas eleições legislativas de setembro, o novo Governo apresentou, em outubro, alguns ajustes ao Orçamento delineado pelo anterior Governo conservador, tal como manda a tradição do país para que os novos Governos sinalizem para onde planeiam conduzir a economia mas com alterações limitadas nos gastos.

À lista de medidas contempladas na proposta orçamental inicial, a coligação entre trabalhistas e centristas, que está agora no Governo, acrescentou outras como a redução dos impostos aplicados sobre a eletricidade durante os meses de inverno, atendendo à crise energética que se faz sentir em força na Europa. 

A medida tem, no entanto, um revés. Para financiar essa baixa da carga fiscal, o Governo tem estado a negociar no Parlamento a aprovação de um aumento de impostos sobre a riqueza, nomeadamente rendimentos obtidos com ações, imóveis e dividendos. A proposta é que a tributação sobre esses bens suba 10 pontos base, para 0,95% em 2022. 

O Ministério das Finanças da Noruega, tutelado pelo centrista Trygve Slagsvold Vedum, considera que "é hora dos custos serem distribuídos de forma mais justa" e, por isso, conta com a receita dos impostos cobrados sobre os noruegueses mais ricos para "fornecer às pessoas serviços de alta qualidade em todo o país".
Ver comentários
Saber mais Noruega
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio