Notícia
Ministro alemão diz que Ucrânia está em "perigo de incêndio"
O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão disse este domingo que a Ucrânia está em "perigo de incêndio" perante a possibilidade do alargamento da tensão além da Crimeia, e acusou a Rússia de se "negar" a procurar uma resolução.
"A tensão acentuou-se também no Este da Ucrânia. A Rússia negou-se até agora a qualquer opção para dar uma saída à situação", referiu o chefe da diplomacia alemã, em declarações ao jornal "Welt am Sonntag", este domingo, 16 de Março.
Moscovo pretende uma situação de "factos consumados, que nós não podemos aceitar", continuou Frank-Walter Steinmeier, que na segunda-feira vai participar na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia na qual poderão ser decididas novas sanções contra a Rússia.
A chanceler alemã, Angela Merkel, qualificou esta semana de "indubitável" o endurecimento das medidas contra Moscovo, pois não se conseguiu uma redução da tensão na Ucrânia, relacionada com a realização hoje do referendo na região autónoma ucraniana da Crimeia.
As sanções poderão ser aprovadas na segunda-feira pelos ministros europeus, a que se seguiria a ratificação pelos líderes da UE na quinta-feira.
Segundo o semanário "Der Spiegel", o governo alemão está disposto a suspender a próxima ronda de consultas entre a Alemanha e a Rússia, marcada para Abril, na cidade de Leipzig, se Moscovo persistir na sua posição acerca deste assunto.