Notícia
Itália propõe imposto único de 100 mil euros para atrair ricos
O fisco italiano iniciou hoje um processo que permite a estrangeiros muito ricos fixarem residência fiscal no país em troca de um imposto único de 100 mil euros por ano sobre os seus rendimentos em todo o mundo.
Segundo a agência France Presse, a medida está prevista na lei de Finanças de 2017 e pretende fazer concorrência a outros países, como Reino Unido e Espanha, que conseguiram desta forma atrair, por exemplo, futebolistas e cantores.
De acordo com a imprensa italiana, a iniciativa pode interessar no imediato a mil pessoas.
As principais condições são ser residente no estrangeiro durante pelo menos nove dos últimos 10 anos e ter rendimentos suficientes para que um imposto de 100 mil euros seja visto como um bom negócio.
Para as grandes famílias, uma cláusula permite fixar também residência fiscal para outros membros com um suplemento de imposto de 25 mil euros por pessoa.
Segundo as autoridades fiscais italianas, está prevista a renovação tácita deste imposto anualmente, até um máximo de 15 anos.
Os contribuintes interessados devem passar em Itália o tempo suficiente para justificar no seu país a nova morada fiscal.