Notícia
Governo turco coloca YouTube fora de serviço
Uma semana depois do bloqueio do Twitter, a autoridade das telecomunicações (TIB) baniu o acesso ao YouTube. A medida foi tomada a três dias das eleições locais.
A autoridade das telecomunicações da Turquia (TIB) fechou o acesso à página de partilha de vídeos YouTube. A decisão foi tomada, segundo a TIB, por “razões administrativas”, segundo a BBC News.
Por trás da suspensão estará a publicação de uma conversa telefónica sobre alegadas operações militares na Síria. Apesar de a gravação não ter sido oficialmente autenticada, suspeita-se que a conversa é feita entre dois oficiais turcos.
A suspensão do YouTube está a ser avançada por várias agências noticiosas, quando faltam três dias para as eleições locais, que são uma prova de fogo à liderança de Tayyip Erdogan.
O primeiro-ministro turco insurgiu-se esta semana, em declarações à Reuters, sobre as redes sociais, que acusa de estarem a espalhar informações erradas: “eu não entendo como é que as pessoas com bom senso podem defender o Facebook, o YouTube e o Twitter. Esses sítios têm todo o tipo de mentiras.”, contestou, citado pela BBC News.
O bloqueio do YouTube sucede depois de ontem, quarta-feira, o tribunal administrativo de Ancara ter determinado o fim da proibição de acesso ao Twitter. Uma decisão que poderá demorar várias semanas até ser efectivamente aplicada.