Notícia
EUA bombardeiam novas posições do Daesh na Líbia
O exército norte-americano realizou mais dois ataques aéreos na Líbia, visando o grupo extremista Daesh, que mataram "vários" combatentes, anunciou o Comando dos Estados Unidos para África (AFRICOM) num comunicado.
Os bombardeamentos ocorreram na passada terça-feira a cerca de 160 quilómetros a sudeste da cidade de Sirte, precisa o comunicado.
No domingo, 24 de Setembro, o Pentágono anunciou os primeiros ataques aéreos na Líbia desde a tomada de posse do presidente Donald Trump a 20 de Janeiro. Os Estados Unidos efectuaram no dia 22 "seis ataques aéreos de precisão" contra um acampamento do Daesh (o autoproclamado Estado Islâmico), no deserto da Líbia, nos quais morreram 17 terroristas e foram destruídos três veículos.
"O EI e a Al-Qaida aproveitam áreas não governadas na Líbia para estabelecerem santuários para preparar e dirigir atentados terroristas, recrutar combatentes estrangeiros e facilitar os seus movimentos, assim como criar e usar fundos para financiar as suas operações", sublinhou esta quinta-feira o AFRICOM.
Desde a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011, a Líbia ficou entregue a milícias e duas autoridades disputam actualmente o poder: um governo de união nacional reconhecido pela comunidade internacional, sediado em Tripoli, e uma autoridade que exerce o poder no leste do país com o apoio do marechal Khalifa Haftar.