Notícia
Coreia do Norte aceita iniciar negociações para abandonar programa nuclear
As duas Coreias acordaram realizar uma cimeira, a primeira em mais de uma década, que foi já marcada para o final de Abril.
A Coreia do Norte manifestou abertura para deixar de usar armas nucleares caso a segurança do país seja garantida, afirmou um membro do gabinete presidencial da Coreia do Sul. Uma delegação sul-coreana chefiada por Chung Eui-yong reuniu com o líder norte-coreano, no dia 5 de Março, e deu uma conferência de imprensa esta terça-feira, já em Seul.
Kim Jong Un terá afirmado que o seu país está disponível para iniciar negociações com os Estados Unidos, com vista a abandonar o programa de armas nucleares e suspender todos os testes com mísseis balísticos.
O governo norte-coreano considerou que não há necessidade de manter o programa nuclear desde que não haja uma ameaça militar e que a segurança do regime de Kim Jong Un seja garantida.
As duas Coreias também combinaram falar numa cimeira, a primeira em mais de uma década, marcada para o final de Abril e concordaram ainda em criar uma linha telefónica directa entre os dois líderes.
A cimeira realizar-se-á na localidade de Panmunjom, no meio da zona desmilitarizada (DMZ) que separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul, declarou o emissário Chung Eui-yong, que é conselheiro para a segurança do presidente Moon Jae-in.
Kim Jong Un foi o anfitrião de uma reunião e jantar em Pyongyang dedicados à delegação sul-coreana na segunda-feira. Desde os Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang que os dois países se aproximaram.