Notícia
Congresso dos EUA aprova orçamento de Defesa apesar de ameaça de veto de Trump
O Congresso dos EUA aprovou esta sexta-feira o orçamento de 740 mil milhões de dólares (cerca de 610 mil milhões de euros) para o setor da Defesa, em 2021, desafiando a ameaça de veto do Presidente Donald Trump.
11 de Dezembro de 2020 às 19:45
O orçamento já tinha sido aprovado na terça-feira pela Câmara de Representantes, por esmagadora maioria, tendo hoje recebido mais de dois terços dos votos no Senado, o que permite atingir a maioria qualificada necessária para anular um possível veto presidencial.
Antes de entrar em vigor, a lei precisa de ser enviada à Casa Branca para que Trump a assine, mas o Presidente republicano ameaçou vetá-la, alegando que o texto não inclui a abolição de uma lei, conhecida como "artigo 230.º", que protege o estatuto jurídico das redes sociais, que acusa de serem tendenciosas contra ele.
O documento também se opõe ao plano de Donald Trump de reduzir a presença militar norte-americana na Alemanha.
O texto do orçamento implica a aplicação ao Pentágono de um prazo de pelo menos 120 dias antes de qualquer redução do efetivo de militares norte-americanos na Alemanha, o que significa que nenhuma retirada poderá ocorrer antes do sucessor de Trump, o democrata Joe Biden, tomar posse, em 20 de janeiro.
A lei estipula que uma retirada militar da Alemanha, "num período de crescentes ameaças na Europa, constituiria um grave erro estratégico que enfraqueceria os interesses de segurança nacional dos Estados Unidos e enfraqueceria a NATO".