Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas concede licença sem vencimento a Georgieva e garante transparência

O presidente da Comissão Europeia decidiu hoje conceder uma licença sem vencimento à vice-presidente Kristalina Georgieva para esta poder candidatar-se à liderança das Nações Unidas, garantindo Bruxelas que haverá uma clara "separação de águas" durante o processo.

28 de Setembro de 2016 às 12:19
  • 9
  • ...

No início da conferência de imprensa diária do executivo comunitário, o porta-voz Margaritis Schinas indicou que "hoje, o presidente (Jean-Claude) Juncker anunciou a sua decisão de conceder à vice-presidente Kristalina Georgieva uma licença sem vencimento para lhe permitir concorrer ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas", tendo ainda decidido que o comissário Gunther Oettinger ficará "temporariamente responsável pelo portfolio do Orçamento e Recursos Humanos", a cargo da comissária búlgara.

 

A decisão de Juncker, apontou, foi tomada depois de o primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borissov, e de a vice-presidente lhe terem hoje comunicado a decisão de Georgieva ser a candidata da Bulgária à corrida a secretário-geral da ONU, e de a comissária ter solicitado uma licença sem vencimento, com o que o presidente da Comissão "concordou".

 

"Durante este período, Kristalina Georgieva e a Comissão Europeia assegurarão uma separação estrita entre actividades relacionadas com a sua candidatura e o seu trabalho como membro do colégio, de uma forma absolutamente transparente", acrescentou o porta-voz do executivo comunitário.

 

A Bulgária mudou a sua candidata ao cargo de secretário-geral da ONU, substituindo Irina Bokova por Georgieva, anunciou o primeiro-ministro do país.

 

Kristalina Georgieva, candidata apoiada pela chanceler alemã, Angela Merkel, é considerada a mais difícil adversária do ex-primeiro-ministro português António Guterres na corrida à liderança das Nações Unidas.

 

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro búlgaro Boiko Borissov hoje em Sofia.

 

"Nós acreditamos que é uma candidatura de sucesso", disse o chefe do governo de centro-direita aos jornalistas na capital búlgara referindo-se a Kristalina Georgieva.

 

O nome de Irina Bokova tinha sido proposto pelos socialistas da Bulgária.

 

Ver comentários
Saber mais Kristalina Georgieva Gunther Oettinger Boiko Borissov Irina Bokova Angela Merkel António Guterres
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio