Notícia
China anuncia maior aumento das exportações num ano
A segunda maior economia do mundo continua a dar sinais de estabilização depois da turbulência dos últimos meses. As vendas para o exterior superaram as expectativas.
As exportações da China aumentaram 11,5% no mês de Março, face ao período homólogo, no maior aumento no espaço de um ano que sinaliza uma recuperação do crescimento da segunda maior economia do mundo.
O aumento de Março surge depois da queda de 25% registada em Fevereiro. Já as importações caíram 7,6%, no 17º mês consecutivo em terreno negativo, tendo o excedente da balança comercial baixado para 29,9 mil milhões de dólares.
As exportações para os Estados Unidos aumentaram 9% e para a União Europeia subiram 17,9%. Para o Brasil caíram 39,4%.
A Bloomberg salienta que esta recuperação das exportações poderá indicar que a economia chinesa está a estabilizar e que o crescimento do PIB no primeiro trimestre poderá ficar acima das estimativas.
Este dado económico teve impacto positivo na bolsa chinesa, com o Shangai Composite a ganhar 2,1% a meio da sessão.
Na próxima sexta-feira o gabinete de estatísticas do país vai anunciar como evoluiu o PIB nos primeiros três meses do ano e as expectativas apontam para um crescimento de 6,7%. "É sem dúvida um dado animador", comentou à Bloomberg Iris Pang, economista do Natixis em Hong Kong realçando contudo que "será necessários mais sinais evidentes de recuperação no sector industrial".
O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, já tinha salientado que havia um sinal de "melhorias" na economia chinesa no primeiro trimestre.