Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

China ameaça boicote a produtos americanos se Trump insistir numa "guerra comercial"

O presidente eleito norte-americano poderá vir a ser "condenado pela sua imprudência, ignorância e incompetência" caso avance com uma guerra comercial contra a China, de acordo com o jornal chinês The Global Times.

Xi Jinping, presidente da China, é o 17.º Mais Poderoso de 2016.
Negócios 14 de Novembro de 2016 às 12:40
  • ...

O The Global Times, jornal controlado pelo partido comunista chinês, avançou esta segunda-feira, 14 de Novembro, um editorial onde afirma que as medidas previstas por Donald Trump podem ser um erro grave.

 

"Se Trump afundar o comércio entre a China e os Estados Unidos, uma série de indústrias americanas serão prejudicadas", avança o jornal.

 

Na corrida para a Casa Branca, Trump atacou a China ao acusar o país de ser "o maior ladrão na história do mundo". O republicano prometeu a imposição de tarifas "defensivas" de 45% nas importações chinesas, recorda o The Guardian.

 

Em resposta à medida do aumento de tarifas proposta pelo presidente eleito, o jornal chinês admite uma resposta de contramedidas de Pequim. A publicação sugere a mudança de encomendas da Boeing (americana) para a Airbus (europeia), a quebra de vendas de automóveis americanos e equipamentos iPhone na China, e uma redução na exportação de soja e milho para os Estados Unidos.

 

Lu Kang, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês afirmou na semana passada que os Estados Unidos adoptarão uma política condutora para a economia e para a cooperação comercial entre os dois países se a classe política norte-americana tiver em primeira consideração os interesses da sua própria população.

 

Horas antes da publicação do editorial, o presidente chinês Xi Jinping esteve à conversa com Donald Trump por telefone. De acordo com a Reuters, Jinping referiu que a cooperação é o único caminho possível para a relação económica entre os dois países. Trump admite que ambos assumiram um "claro sentimento de respeito mútuo".

Ver comentários
Saber mais Donald Trump China Estados Unidos Xi Jinping
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio