Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump vai pagar 25 milhões para encerrar caso judicial da Trump University

A queixa de dezenas de antigos alunos dos cursos de imobiliário da instituição que leva o nome de Trump ameaça chegar a tribunal no final do mês. O presidente eleito dos EUA tenta fechar o processo antes disso, avança o FT.

5º Donald Trump, 782 notícias - O presidente eleito dos EUA é o grande protagonista deste final de ano. Foi o mais citado nas notícias do Negócios em Novembro e Dezembro e é o primeiro estrangeiro neste ranking.
Jonathan Ernst/Reuters
18 de Novembro de 2016 às 16:51
  • ...

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, concordou em chegar a um acordo com as autoridades judiciais norte-americanas para encerrar dezenas de processos em que é acusado de ter conduzido um esquema fraudulento na instituição de educação com o seu nome.

De acordo com o New York Times, Trump acordou pagar 25 milhões de dólares (23,2 milhões de euros à cotação actual) ao queixosos para fechar o caso contra si e um responsável do The Trump Entrepreneur Institute (antiga Trump University). 

O presidente eleito foi processado em 2013, tal como o antigo líder da escola, Michael Sexton, por alegadamente terem enganado cinco mil estudantes, provocando prejuízos de 37,8 milhões de euros.

Antigos alunos da instituição acusaram a Trump University de os ter deliberadamente enganado quanto às matérias que iriam ser leccionadas no estabelecimento que ministrava cursos de imobiliário, bem como à escolha dos professores, que alegadamente deveria ser feita pelo próprio Trump.

Se o acordo for aprovado, porá fim ao processo, evitando que chegue a tribunal a 28 de Novembro, como estava previsto. Trump e as suas empresas, sublinhe-se, negaram sempre qualquer comportamento errado.

Além do caso da Trump University, o procurador-geral Eric Schneiderman investiga suspeitas de ilegalidades no estabelecimento da fundação com o nome de Trump. Esta investigação foi fortemente criticada por Trump enquanto candidato presidencial, que acusou Schneiderman de motivações políticas, uma vez que era apoiante da democrata Hillary Clinton.

(notícia actualizada às 21:58 com o acordo fechado)

Ver comentários
Saber mais Estados Unidos Donald Trump eleições política crime lei e justiça
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio