Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump e Trudeau reúnem-se para o mais importante encontro em décadas

O primeiro encontro entre o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na segunda-feira, pode ser o mais importante em décadas entre os líderes dos dois países vizinhos.

Justin Trudeau – Canadá – 312 mil euros
REUTERS
12 de Fevereiro de 2017 às 19:18
  • ...
Justin Trudeau vai estar na Casa Branca num momento em que muitos canadianos temem que Donald Trump promulgue medidas proteccionistas que possam prejudicar a economia do país.

O primeiro-ministro canadiano, de 45 anos, é um liberal, que defende o comércio tradicional e acolheu no seu país 40.000 refugiados, enquanto Donald Trump, de 70 anos, é proteccionista e contrário à entrada de imigrantes e refugiados no seu país.

"Vamos falar sobre todo o tipo de coisas, incluindo emprego e crescimento económico e oportunidades para a classe média", disse este domingo Justin Trudeau.

O primeiro-ministro canadiano disse também que vão falar sobre coisas que não concordam, mas de forma respeitosa.

"O Canadá vai ser sempre fiel aos valores que tornaram este país extraordinário", afirmou.

O Governo canadiano tem estado especialmente preocupado desde a vitória eleitoral de Donald Trump por causa das declarações públicas do Presidente norte-americano contra o Tratado de Livre Comércio da América do Norte, celebrado entre os Estados Unidos, Canadá e México, em entrou em vigor 1994.

No Canadá, tanto os conservadores, como os liberais, consideram que o tratado foi importante para o bem-estar do país ao multiplicar as relações comerciais entre Otava e Washington, tornando-os nos maiores parceiros comerciais do mundo.

Em 2015, as trocas bilaterais de bens e serviços entre os Estados Unidos e o Canadá foi de 670.000 milhões de dólares.

Naquele ano, o Canadá importou bens e serviços aos Estados Unidos no valor de 338.000 milhões de dólares e exportou 332.000 milhões de dólares.

Mas, apesar dos números das importações e exportações estarem equilibrados, o Canadá depende mais do seu vizinho do que os Estados Unidos dos canadianos.

Segundo o organismo público de estatísticas do Canadá, um em cada sete empregos no país (2,7 milhões de pessoas) depende do comércio com os Estados Unidos.

Nos Estados Unidos são nove milhões, o número de postos de trabalho dependentes do comércio com o Canadá ou um em cada 14 norte-americanos.

Assim, quando Donald Trump receber Justin Trudeau na Casa Branca, o primeiro-ministro canadiano vai reafirmar ao Presidente dos Estados Unidos, que o Canadá é o seu principal aliado e amigo, mas também que a relação económica existente entre ambos é equilibrada e mutuamente benéfica.
Ver comentários
Saber mais Justin Trudeau Canadá Donald Trump EUA encontro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio