Notícia
Trump deverá nomear Kevin Hassett para liderar o Conselho Económico Nacional
Hassett é uma figura do círculo económico conservador há já duas décadas. Apoiante das políticas fiscais características de Trump, o assessor deverá orientar a agenda de gastos, impostos e tarifas prometidas pelo Presidente eleito dos EUA.
Kevin Hassett deverá suceder a Lael Brainard, antiga vice-presidente da Reserva Federal, para liderar o Conselho Económico Nacional. Segundo avança a Bloomberg, que cita fontes próximas do assunto, a escolha de Donald Trump ainda não foi confirmada pela equipa de transição do Presidente eleito dos EUA e só será oficializada assim que o republicano o decidir.
Hassett deverá, assim, ficar encarregue da agenda de impostos, comércio e gastos da nova era da presidência de Trump - a equipa mais "prática" na formulação de políticas. A assumir o novo cargo, Hassett terá em mãos ainda a função de gerir as facções internas e externas que tentem influenciar as decisões do próximo presidente, que tem uma longa lista de promessas feitas durante a campanha para cumprir.
O nome já não é novo na equipa do republicano. Durante a primeira administração de Trump, Hassett serviu como conselheiro sénior da governação e foi também presidente do Conselho de Assessores Económicos. Conhecido por defender de forma vigorosa as políticas fiscais do futuro inquilino da Casa Branca - como as prometidas tarifas adicionais a produtos importados -, Hassett é uma figura no círculo económico da ala conservadora dos EUA há já duas décadas.
O suposto próximo diretor do Conselho Económico Nacional vai trabalhar ao lado de Scott Bessent, secretário do Tesouro, para implementar os planos económicos da Casa Branca.