Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump apoia proposta para cortar a metade imigração legal e favorecer quem fala inglês

A proposta, apresentada por dois senadores, ainda tem um longo caminho a percorrer até chegar ao Congresso. Sistema de admissão com base no mérito é praticado na Austrália e Canadá.

02 de Agosto de 2017 às 19:09
  • ...

O presidente norte-americano deu o seu apoio a uma proposta apresentada por dois senadores republicanos, para reduzir o número de imigrantes legais no país, favorecendo os anglófonos.


A proposta, apresentada esta quarta-feira, 2 de Agosto, pelos senadores Tom Cotton e David Perdue, visa reduzir a metade, no espaço de 10 anos, a entrada de imigrantes pela via legal, ao reduzir o número de familiares que cada imigrante pode levar para o país no âmbito do reagrupamento.


Por outro lado, prevê que sejam favorecidos na admissão os imigrantes que falem inglês e consigam garantir a sua independência financeira. O The New York Times refere que o actual sistema leva a que a maior parte dos novos imigrantes entre nos EUA via laços familiares - cônjuges, pais e filhos menores - com imigrantes já estabelecidos.


"Este processo competitivo vai favorecer candidatos que possam falar inglês, consigam sustentar-se financeiramente e às suas famílias e demonstrar capacidades que contribuam para a nossa economia," afirmou o presidente norte-americano.

O sistema de avaliação dos candidatos pelo mérito, nota a Reuters, é semelhante ao praticado no Canadá e Austrália. Segundo o The New York Times, a proposta repete ideias que já estavam incluídas numa outra, apoiada em 2007 pelo então presidente George W. Bush, mas que não passou no Congresso. 


"As reformas (…) ajudarão a garantir que os recém-chegados ao nosso maravilhoso país sejam integrados, bem sucedidos e consigam alcançar o sonho americano," acrescentou. 

De acordo com a agência noticiosa, a proposta ainda tem um caminho longo a percorrer até chegar ao Congresso e poder, eventualmente, vir a ser aprovada.

Ver comentários
Saber mais Trump EUA imigração
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio