Notícia
Trump ameaça retirar licença às televisões que o criticam
Presidente norte-americano fez segundo "tweet" sobre o tema em poucas horas, defendendo que as licenças televisivas devem ser desafiadas e eventualmente revogadas.
Donald Trump está a subir o tom na sua guerra com algumas cadeias de televisão norte-americanas, como a NBC e a CNN. No espaço de poucas horas, o presidente dos EUA fez dois "tweets" sobre o assunto, chegando ao ponto de admitir que as licenças destas para emitir poderiam vir a ser revogadas.
"Com todas as fake news vindas da NBC e das cadeias, em que ponto se tornará admissível questionar as suas licenças? Mau para o país!", foi a primeira destas mensagens. Mas depois a ideia foi reforçada: "As notícias das cadeias tornaram-se tão tendenciosas, distorcidas e falsas que as suas licenças têm de ser questionadas e, se for apropriado, revogadas. Não é justo para o público!", escreveu de seguida.
No entanto, mesmo que Trump quisesse avançar com uma medida deste tipo, não é claro como o poderia fazer, já que não tem os poderes legais para esse efeito. A competência de uma análise dessas é da Federal Communications Commission (FCC), uma agência governamental mas que goza de um estatuto de independência face à Casa Branca. O presidente nomeia o líder da FCC mas não pode influenciar as suas decisões.