Notícia
Portugal pode ser um "construtor de pontes honesto" com a China, diz Bernardo Ivo Cruz
Com as eleições norte-americanas à porta, as já difíceis relações com a China arriscam ficar ainda mais difíceis, sobretudo se Donald Trump regressar à Casa Branca. Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, Bernardo Ivo Cruz defende que Portugal pode contribuir para construir "pontes".
O ex-secretário de Estado da Internacionalização e o professor convidado da Universidade Católica, Bernardo Ivo Cruz, considera que Portugal pode ser um "construtor de pontes honesto" com a China, caso o resultado das eleições norte-americanas leve a um aumento da pressão económica e geopolítica sobre Pequim.
"Se ganhar Trump, qualquer relação com a China vai ser muitíssimo complicada. Mas a China não vai desaparecer do mundo", refere Bernardo Ivo Cruz. "Alguém vai ter que continuar a conversar com a China. Não podemos ignorar um país daquela dimensão e com aquela capacidade".
Para tal, considera que "tem que haver pessoas, países, diplomacias que consigam conversar com a China e que consigam dizer à China o que está a acontecer e consigam ouvir da China aquilo que os preocupa e que seja capaz de construir essas pontes e transmitir essas mensagens" e "Portugal tem essa capacidade".
"Não há muitos países no mundo que consigam fazer esse papel de construtor de pontes honesto. Será certamente uma vantagem [para Portugal]", argumenta.
As eleições norte-americanas estão marcadas para esta terça-feira, dia 5 de novembro, mas há já vários eleitores que votaram antecipadamente em locais de voto ou por correspondência. Donald Trump é o candidato do Partido Republicano e tenta reconquistar a Casa Branca. Pela frente tem Kamala Harris, candidata do Partido Democrata, que é atualmente vice-presidente de Joe Biden.